Manga grelhada, caramelo de capim santo e sorvete de tapioca.

Gente, depois de alguns dias ausente, volto com uma deliciosa receita de sobremesa, testada no último encontro da Confraria do Braz. Foi aprovada por todos. A manga, o sabor do gengibre no biscoito, o sorvete de tapioca e o toque de anis na calda fazem uma deliciosa combinação. Além de ser linda.
A seguir a receita.

Manga grelhada, caramelo de capim santo e sorvete de tapioca.

Rende: 2 porções

Ingredientes

  • Sorvete de tapioca
  • 1 manga inteira descascada
  • 400 g de açúcar refinado
  • 30 g de capim santo picado (utilizamos anis estrelado)
  • 200 g de amêndoas picadas
  • 10 g de manteiga sem sal derretida
  • 50 g de gengibre picado
  • 30 g de farinha de trigo
  • 40 ml de água
  • Papel manteiga
  • Folhas de hortelã fresco (opcional)

Método

  1. Modo de preparo do biscoito Triture no multiprocessador ou pique as amêndoas, rale o gengibre e derreta a manteiga. Junte 200 gramas de açúcar refinado, o gengibre, a farinha, a água, as amêndoas e a manteiga derretida. Misture bem e leve à geladeira por duas horas. Depois de duas horas retire da geladeira e, com ajuda de uma colher de sopa, coloque pequenas porções espaçadas umas das outras em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse em forno preaquecido por dez minutos (180 graus) ou até que estejam coradas. Essa receita rende mais do que dois biscoitos. O que sobrar pode ser servido com café ou chá. No dia que fizemos não sobrou nenhum para contar a história. Ficou delicioso.
  2. Modo de preparo da manga: Corte as mangas em duas partes, separando-as bem rentes ao caroço. Corte cada uma das partes em fatias finas, no sentido do comprimento. Os cortes não precisam ir até o final, mantendo-se uma das pontas unindo todas as fatias. Em uma frigideira antiaderente, coloque 10 g de manteiga sem sal e grelhe a manga até dourar. Reserve.
  3. Modo de preparo da calda: Em uma panela, derreta o açúcar (200 gramas) mexendo até ficar liso e com cor de caramelo. Junte água (30 ml) e o capim santo picado. Quando estiver no ponto de calda desligue o fogo. Finalização Em um prato, disponha a manga fatiada, abrindo em formato de leque. Sobre a manga, despeje a calda, a bola de sorvete de tapioca e o biscoito. Decore com folhas de hortelã (opcional).
  4. Finalização Em um prato, disponha a manga fatiada, abrindo em formato de leque. Sobre a manga, despeje a calda, a bola de sorvete de tapioca e o biscoito. Decore com folhas de hortelã (opcional).

Foto by Luiz Eduardo

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Manga grelhada, caramelo de capim santo e sorvete de tapioca."

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.