Papilote de Frutas com Cassis

O “Papilote de Frutas com Cassis” é uma sobremesa bastante recorrente aqui em casa. Não sei a origem da receita. Aprendi com uma amiga e, desde então, faço de vez em quando, sempre mudando alguma coisa a cada vez. A receita que hoje publico é a última versão. Foi um dos pedidos do Silas no almoço em comemoração ao seu aniversário.
Essa sobremesa impressiona o paladar, o olfato e a visão. O paladar pela variedade de frutas e dos temperos,  o olfato pelo cheiro das especiarias e a visão por ser servida no papilote, exigindo um olhar mais atento a cada colherada, que vem perfumada e colorida. Nham !!!!!
Vamos à receita.

Papilote de Frutas com Cassis

Serve: 4 pessoas

Ingredientes

  • 4 frutas variadas da estação. Pode ser manga, pêssego, pera, banana, tangerina, morango, etc. Importante que sejam macias.
  • 2 doses de creme de cassis
  • 1 xícara (chá) de manjericão (basílico) picado
  • 1 colher (sopa) de gengibre ralado
  • 2 grãos de cardamomo - pode ser também 1 colher (café) de pó de cardamomo (*)
  • 3 colheres (sopa) de açúcar refinado
  • 4 paus de canela
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja (opcional)
  • Sorvete de creme 1,2 m de papel alumínio de 30 cm de largura 1,2 m de papel manteiga de 30 cm de largura
  • Sementes de papoula (opcional)
  • Folhas de hortelã (opcional)

Método

  1. Pré aqueça o forno a 220 graus.
  2. Corte o papel alumínio e o papel manteiga em folhas de 30 cm de comprimento. Intercale uma folha de papel alumínio (o lado brilhante para dentro), e outra de papel manteiga. O papel alumínio fica do lado de fora. Esse conjunto - papel alumínio e papel manteiga, é o papilote. Reserve.
  3. Descasque e pique as frutas em pedaços de tamanhos iguais. Se usar tangerina deixe os gomos inteiros. Em um bowl, coloque as frutas, o cassis, o manjericão picado, o gengibre ralado e o açúcar. Deixe na geladeira marinando por 20 minutos. Coloque uma porção do conteúdo do bowl (frutas e demais ingredientes acima) no centro do papilote, em cima do papel manteiga. Acrescente a canela em pau, o cardamomo e um pouco de suco de laranja (opcional). Feche os papilotes fazendo uma trouxinha, de forma que o ar não saia durante o cozimento.
  4. Leve ao forno preaquecido a 220 graus por 20 minutos.
  5. Após assado, abra cada papilote e coloque uma bola de sorvete de creme. Decore com sementes de papoula ou folhas de hortelã (opcional). Nessa receita eu decorei com sementes de papoula. Sirva.

Informação Adicional

(*) Cardamomo: tempero de origem indiana que pode ser encontrado em mercados municipais e lojas de especiarias.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Papilote de Frutas com Cassis"

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: