Curau de milho verde

Domingo nostálgico. Vejo na geladeira cinco espigas de milho verde e fico pensando no que fazer com elas para o lanche da tarde. Bolo ou curau? Surgem diversas lembranças da minha infância/adolescência. Molecada reunida em frente a uma travessa de curau e o cheiro do café feito pela minha mãe. Sinto o gosto da combinação do café com o curau. Decidido. Vou fazer curau.
Comecei com a intenção de fazer a receita tradicional e, no meio do caminho, resolvi dar um toque particular. Substituí o açúcar normal pelo baunilhado e acrescentei angostura e manteiga. Ficou delicioso.
Muito fácil!

Curau de milho verde

Ingredientes

  • 5 espigas de milho verde
  • 1 litro de leite 230 gramas de açúcar. Usei o açúcar baunilhado.
  • 1 colher (café) de angostura (opcional) (**)
  • 50 gramas ou 1 colher (sopa) de manteiga semsal
  • Canela em pó.

Método

  1. Corte os grãos de milho passando a faca rente à espiga.
  2. Coloque o milho no liquidificador e acrescente a metade do leite. Liquidifique até ficar um creme.
  3. Liquidifique até ficar um creme. Coe passando por uma peneira fina. Quando terminar de coar, vá acrescentando o leite em cima da massa que fica na peneira para que saia todo o amido.
  4. Leve ao fogo brando e mexa até que cozinhe. Quando engrossar, acrescente o açúcar e mexa até que incorpore. Cozinhe sempre mexendo por mais 5 minutos. Junte a manteiga. Quando a manteiga estiver incorporada, coloque a angostura (opcional).
  5. Despeje em uma travessa umedecida e deixe esfriar.
  6. No momento de servir salpique canela em pó. No prato, é possível decorar com filetes de canela em pau.

Informação Adicional

(**) Angostura é uma bebida "bitter" (amargo, em alemão) criada em 1824 na cidade portuária de Angostura, Venezuela, pelo médico alemão Johann Gottlieb Benjamin Siegert, e hoje famosa no mundo inteiro.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Curau de milho verde"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.