Pato no Tucupi

Havia tido a oportunidade de experimentar o pato no tucupi somente uma vez, e foi em grande estilo. Degustamos num almoço no Restaurante D.O.M. em São Paulo, do Chef Alex Atala, e gostei muito. Depois desse dia fiquei na expectativa de outra oportunidade, o que não aconteceu. No mês passado minha filha Ariana foi para Macapá e, ao retornar, teve a sábia ideia de comprar dois litros de tucupi – a medida certa para fazer um pato. Pensem na minha alegria. Havia chegado a hora de me aventurar a fazer uma receita de pato no tucupi.
Tínhamos o ingrediente principal e, a partir daí, reservei uma manhã de sábado para vagar pelas feiras de Brasília com o objetivo de encontrar o jambu e a chicória do norte. Encontrei na feira do Guará.  O pato é mais fácil de comprar. Pode ser encontrado em supermercados e em lojas gourmet. Compramos no Pão de Açúcar.
Depois de ler várias receitas, assistir alguns vídeos e partindo da técnica básica, que consiste em primeiro assar o pato, criei a minha receita.
Gostei muito do resultado – e todos aqui de casa também. O pato ficou macio e bem temperado. O molho de tucupi ficou delicioso.

 

Pato no Tucupi

Serve: 6 pessoas

Ingredientes

  • 1 pato de 2,5 a 3 quilos
  • 1 maço de jambu (*)
  • 2 litros de tucupi (**)
  • 2 cebolas
  • 5 dentes de alho
  • 1 maço de chicória do norte
  • 1 maço de alfavaca
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão amarelo
  • 1 alho poró
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 7 pimentas de cheiro
  • 1/2 colher (sopa) de cominho moído
  • 1 1/2 litro de água
  • Azeite, Sal e Pimenta do reino
  • Farofa (opcional):
  • Os temperos que sobraram na assadeira em que o pato foi assado
  • 300 gramas de farinha panko (***) ou outra de sua preferência. Eu utilizei a panko.

Método

  1. No dia anterior: tempere o pato com uma colher de sal, o cominho, dois dentes de alho amassados e o vinho. Deixe na geladeira.
  2. No dia em que for servir: Pré aqueça o forna a 180 graus. Corte o pato em pedaços e coloque em uma assadeira com a pele para cima. Ajuste o sal e a pimenta do reino. Em seguida, pique o alho poró em rodelas finas, retire as sementes da pimenta dedo de moça, dos pimentões e corte em cubos pequenos, pique as folhas de chicória do norte e a alfavaca até a medida de uma xícara (chá) cada uma (reserve algumas folhas para cozinhar junto com o tucupi), corte em cubos uma cebola e pique uma pimenta de cheiro em rodelas. Junte tudo ao pato. Regue com azeite e leve ao forno pré aquecido. Asse por mais ou menos duas horas - a depender do forno. Ele deverá ficar bem dourado e macio. Se necessário, pode virar os pedaços na metade do tempo e a uns cinco minutos do final de forma que a pele fique para cima e dourada.
  3. Enquanto o pato assa, coloque em uma panela um litro e meio de água, o sal e deixe ferver. Destaque as folhas do jambu dos talos. Lave-as e leve à panela com a água fervente. Cozinhe por cinco minutos. Escorra e reserve.
  4. Numa panela grande, coloque duas colheres de azeite, três dentes de alho cortados em rodela finas e uma cebola cortada em cubinhos pequenos. Doure. Em seguida acrescente o tucupi e cozinhe por 10 minutos. Acrescente quatro folhas de chicória do norte, folhas de um galho de alfavaca e seis pimentas de cheiro. Acrescente sal e deixe ferver por oito minutos.
  5. Quando o tucupi estiver pronto acrescente os pedaços do pato e acrescente o jambu. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais dez minutos. Está pronto!
  6. Ao servir coloque o pedaço do pato no prato e regue com o molho de tucupi. Se quiser pode ser servido com arroz branco ou farofa (modo de fazer logo abaixo). Escorra a maior parte da gordura e leve a assadeira ao fogo para aquecer. Junte 300 gramas da farinha escolhida. Mexa bem. Quando o molho estiver bem incorporado à farinha, está pronta.
  7. Farofa: utilize os temperos que sobraram na assadeira em que o pato foi assado e farinha panko ou outra de sua preferência. Eu utilizei a panko. Ficou ótima.
  8. Ao servir coloque a farofa no fundo do prato, em seguida um pedaço do pato e regue com o caldo quente. Bom demais. Nham!

Informações Adicionais

(*) jambu: erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará.
(**) tucupi é um líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava descascada, ralada e espremida. Esse caldo descansa por um tempo para que o amido se separe do líquido.
(***) farinha panko para empanado feita de pão. Muito utilizada no Japão. Fácil de encontrar.
1) Caso não encontre o jambu, pode ser utilizada a chicória ou o agrião;
2) Aqui em brasília encontrei o jambu, a chicória do norte e a alfavaca na feira do Guará;
3) O tucupi pode ser encontrado em lojas que vendem produtos do norte.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Pato no Tucupi"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.