Cocada

Filosofando um pouco…
Construímos a história de nossas vidas de acordo com as escolhas que fazemos. Essas escolhas são feitas a todo momento. Nós (eu e o Silas) tivemos a oportunidade de escolher sair de Formosa do Oeste-PR, onde tínhamos família e muitos amigos e ir morar em Cornélio Procópio-PR. Os desafios eram enormes. Superamos todos e fizemos muitos amigos naquela cidade, dentre eles o João Dias e a Lourdes. De Cornélio Procópio fomos para Londrina-PR, onde também fizemos grandes amigos. Agora em Brasília, estamos adaptados e com novas amizades.
Por que tudo isso? Pelo fato de que foram com minhas amigas que tomei gosto pela cozinha.
Em Formosa do Oeste ficava fascinada ao ver a minha amiga Ana Michelato Lopes  fazer os jantares das festas na AABB, do casamento do meu irmão Valdemir (Mi) e na sua casa. Tudo era delicioso. Apesar de mal saber fazer o básico na cozinha, eu atuava como assessora em todas as situações possíveis.
Em Cornélio Procópio, amava ver o Sadan (que também trabalhava no BB) preparar as carnes para churrasco, acompanhando todos os detalhes. Aos domingos costumávamos juntar as panelas em casa ou na casa da Lourdes. Foi quando aprendi com ela a fazer um  filé com molho madeira, acompanhado de purê de batatas. Depois disso fui me arriscando a fazer outros pratos.
Não muito tempo depois de nos mudarmos para Londrina a Lourdes também se mudou para lá. Nesse tempo eu já me arriscava a fazer vários pratos (sopas, massas, etc). De vez em sempre nos reuníamos para fazer alguma receita. Em uma dessas vezes a Ana Paula Diehl nos ensinou a fazer a cocada. Foi um dia muito gostoso. Uma comidinha antes e a cocada de sobremesa.
Dia desses, numa passagem por Londrina, fui surpreendida por um encontro organizado pela Lourdes e pela Ana Paula. Pensem num momento gostoso: matei a saudade das amigas e da cocada. A cocada foi feita a pedido da Carol, namorada do Ivan, filho da Lourdes. Além disso, o João Dias brindou-nos com algumas deliciosas cervejas alemãs e belgas, a exemplo da Orval. Elaborada por padres trapistas da ordem dos Cistercienses, a Orval é a única cerveja fabricada pela Abadia d’Orval, na Bélgica. Foi a que eu mais gostei.
Minhas amigas acrescentaram um objetivo à surpresa: que a receita fosse para o blog.
Portanto, com  muito prazer e doçura, aqui está:

Cocada

Ingredientes

  • 1 quilo de açúcar cristal
  • 2 copos de água de coco
  • 1 quilo de coco ralado
  • 3 claras

Método

  1. Mexa até que desgrude do fundo da panela. Em seguida, acrescente as claras batidas em neve. Misture bem. São as claras que darão brilho à cocada. Assim que as claras estiverem incorporadas, faça uma cocada de teste para verificar o ponto. Ela deve estar firme. Faça as cocadas utilizando duas colheres para dar o formato (fotos a seguir).
  2. Acrescente o coco ralado.
  3. Mexa até que desgrude do fundo da panela.
  4. Em seguida, acrescente as claras batidas em neve.
  5. Misture bem (São as claras que darão brilho à cocada.)
  6. Assim que as claras estiverem incorporadas, faça uma cocada de teste para verificar o ponto. Ela deve estar firme. Faça as cocadas utilizando duas colheres para dar o formato (fotos no slide).

Informações Adicionais

São as claras que darão brilho à cocada.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

4 Respostas para "Cocada"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 14/10/2013 (23:01)

    Ana, que bom que gostou. Afinal você é parte integrante da história. Beijos.

  • comment-avatar
    Anônimo 14/10/2013 (22:50)

    Ivone, que delicia acompanhar o texto acima e as fotos… Amei!

    Ana Paula Diehl.

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 14/10/2013 (11:18)

    Carol, você tem habilidade com a colher. Suas cocadas ficaram ótimas.
    Com certeza faremos mais dessas. Pode ser aqui em casa. Beijos.

  • comment-avatar
    maria caroline ribeiro santana 14/10/2013 (00:55)

    Nossa que chique…
    Ta tudo certinho, nossa da vontade de fazer de novo.
    Trabalho eu acho que nao da,so tem que abilidade na hora de formato com a colher, que isso aprende fazendo sempre né Lourdes e Ana Paula? Adorei e vou arriscar fazer sozinha pq nao é dificil. Parabens Ivone pelo Blog é lindo e mto chique. Beijos e volta logo pra nos fazer mais essas delicias!!!

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.