Nhoque Alemão – Knödel

Vendo o Claude Troisgros  fazer nhoque alemão em seu programa Que Marravilha, nasceu a tentação de me arriscar a fazê-lo. Já havia comido algumas variações desse “nhoque” caseiro em casa de amigos na Alemanha. Lá é chamado de Knödel.  Em casa tínhamos feito a versão industrializada, que a Ariadne trouxe das vezes em que lá esteve. Resumindo: somos fãs de  Knödel.
Domingo desses, lá fomos nós (eu, Kátia e Ariadne) para a cozinha, para fazer o cardápio completo: nhoque, pato e repolho. Ficaram ótimos. Hoje posto a receita com as alterações que fizemos. A receita original está disponível no site do GNT. Logo abaixo informo o link com o vídeo do Claude executando o prato.

Link do Vídeo com o Claude fazendo a receita:
http://gnt.globo.com/quemarravilha/videos/_2538068.shtml

 

Nhoque Alemão - Knödel

Ingredientes

  • 6 pães franceses do dia anterior
  • 250 ml de leite
  • 250 gramas de batatas
  • 250 gramas de manteiga
  • 1 cebola grande cortada em cubinhos
  • 1 maço de salsinha
  • 1 xícara de manjericão
  • 5 ovos
  • 50 gramas de bacon em cubinhos
  • 1 pimenta dedo de moça
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Método

  1. Corte os pães em cubos, coloque no leite e reserve. Cozinhe as batatas com sal, sem pele e deixe esfriar. Numa frigideira, frite a cebola e o bacon. Separe as gemas das claras. Numa tigela coloque as gemas, a manteiga, o sal, pimenta dedo de moça, as batatas esmagadas levemente, a cebola, metade da salsinha, pimenta-do-reino, manjericão e os pães umedecidos no leite. Mexa. Ficará uma massa irregular. Bata as claras em ponto de neve e adicione vagarosamente à massa. Forme uma bola e coloque num pano. Amarre o pano em forma de trouxa. Cozinhe por uma hora em água ou numa cuscuzeira, como segue:
  2. numa panela grande com água salgada fervendo, pendure a trouxa numa colher de pau e coloque dependurada sobre a panela com água. A trouxa com a massa deve ficar mergulhada na água. Usei esta opção; ou
  3. numa cuscuzeira, coloque a trouxa com a massa.

Informação adicional

Essa versão de nhoque pode servir de acompanhamento para qualquer tipo de carne. Com carne ao molho fica ótimo. A receita rende bastante - é suficiente para até oito pessoas. O que sobrou do almoço comemos no jantar. Para isso grelhei a massa com manteiga em frigideira. Pode ser servido de várias maneiras: em uma travessa, em porções individuais diretamente nos pratos ou colocado inteiro em uma tábua de carne.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Nhoque Alemão - Knödel"

    Deixe seu comentário

    %d blogueiros gostam disto: