Risoto de bacalhau

Fazendo compras no Pão de Açúcar ouço no alto-falante anúncio de bacalhau desfiado e dessalgado a R$ 12,90 o pacote com 500 gramas. Apesar de achar difícil de ser  um bom bacalhau, pensei num risoto e sem muita fé fui verificar.  Fiquei surpresa ao ver que se tratava de um gadus mohrua lindamente desfiado. No momento senti o cheiro e gosto do risoto. Comprei na hora. O preço normal, sem a promoção, seria de R$ 35,00 meio quilo.
 
Chegando em casa, coloquei o bacalhau na geladeira dentro de uma vasilha com água gelada e sal para descongelar.
 
Hoje, por volta das 13:00 horas,  fui para a cozinha fazer o risoto. Abro a geladeira e os armários para ver quais ingredientes usaria. Sem muitas opções, separei algumas mini cebolas, tomates sweet e cenoura.  Retirei do freezer o caldo de legumes congelado e coloquei para ferver. Dessa forma, dei início ao processo. O resultado foi delicioso. Amei.  
 
Para acompanhar tomamos um vinho branco alemão trazido de presente pelo Lucas Dziwis, amigo do meu “filho” Julian. Usei  o mesmo  para o risoto. Chique demais. 
 
Vinho: Weingut, Scholoss, Ptoschwtz, safra 2010, Spatburgunder, Blanc de Noir,  Trocke, Sachen.
Tudo isso informa: o nome do produtor, da vínicula, ano da safra, nome da uva: pinot noir, que é vinho seco, etc… rsrsrsrs

Risoto de Bacalhau

Serve: 8 à 10 pessoas

Ingredientes

  • 1 quilo de bacalhau desfiado - usei o gadus morhua, da marca Bom Porto - Bacalhau Porto Imperial
  • 4 xícaras de arroz arbóreo
  • 100 gramas de manteiga
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 cebola
  • 1 copo de vinho branco seco
  • Caldo de legumes ou frango. Veja como acessar a receita no link abaixo.
  • 200 gramas de mini cebolas
  • 1 cenoura pequena
  • 300 gramas de tomate sweet ou cereja
  • 80 gramas de queijo parmesão ralado
  • Azeite , sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de preparo:

  1. Se for fazer o caldo caseiro, clique no link abaixo para obter a receita. Tanto o caldo pronto quanto o caseiro tem que estar aquecido. Mantenha em fogo brando durante todo o preparo do risoto.
  2. Preparando o bacalhau: retire da geladeira e leve ao fogo. Um minuto depois de levantar fervura desligue o fogo e escorra a água. Essa água pode ser utilizada para o cozimento do arroz. Alterne com o caldo. Descasque as mini cebolas e divida-as ao meio. Reserve. Lave os tomates e reserve. Descasque a cenoura, corte em fatias finas e em seguida pique em cubinhos. Reserve. Numa frigideira, coloque o azeite e as mini cebolas. Deixe dourar. Em seguida acrescente o bacalhau e um pouco mais de azeite. Mexa. Depois de 3 minutos acrescente o tomate e a cenoura. Verifique o sal e coloque a pimenta-do-reino branca. Tampe e reserve.
  3. Lave os tomates e reserve. Descasque a cenoura, corte em fatias finas e em seguida pique em cubinhos. Reserve.
  4. Numa frigideira, coloque o azeite e as mini cebolas. Deixe dourar. Em seguida acrescente o bacalhau e um pouco mais de azeite. Mexa. Depois de 3 minutos acrescente o tomate e a cenoura. Verifique o sal e coloque a pimenta-do-reino branca. Tampe e reserve.
  5. Prepare o risoto básico, receita no link a baixo, Risoto básico. Antes de colocar a manteiga e o parmesão coloque o preparado de bacalhau. É importante que esteja bem aquecido para não interromper o cozimento do risoto. Mexa até que o bacalhau fique bem incorporado. Finalize com a manteiga e o parmesão. Sirva logo em seguida. No momento de servir regue com um pouco de azeite e decore com cenoura em tirinhas ou cubinhos. Bom demais. Façam!

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Risoto de bacalhau"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 07/04/2012 (17:00)

    Oh dó! Sua porção está na geladeira. Beijos. Te amo.

  • comment-avatar
    Ariana 07/04/2012 (13:28)

    não acredito que não comi isso!!!! Nem me avisaram, gulosos! rum

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.