Pudim de leite condensado

Muito difícil encontrar alguém que não goste de pudim. De leite condensado então é mais difícil ainda. Aqui em casa todos gostamos. É uma sobremesa delicada. No entanto, muito fácil de fazer. Tomando cuidado para não alterar a delicadeza da consistência e o sabor original  pode-se utilizar algumas variações, como por exemplo: substituir a água da calda por suco de laranja ou colocar raspas da casca de limão ou de tangerina ou de laranja na calda momentos antes de colocar o creme para assar ou cozinhar – isso  dará  um toque diferenciado.  Pode ser feito em  fôrma tradicional ou em porções individuais.  Eu acho mais charmoso fazer em forminhas individuais (foto).

A última vez que fiz foi para os nossos queridos amigos Ana, Júnior e Béatrice que moram em Laon- França e vieram nos visitar depois de quatro anos sem vir ao Brasil.  O cardápio e a forma de servir foram tipicamente brasileiros: picanha grelhada, farofa de cebola com farinha amarela da Bahia (receita ensinada pela Ilma por telefone), cuscuz com leite de coco, feijão verde com coco, salada de tomate, arroz e mandioca. Tudo colocado em travessas postas sobre a mesa. De sobremesa o pudim de leite condensado e o nosso delicioso café brasileiro.

Segue a receita. Vejam como é fácil.

Pudim de leite condensado

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite de vaca
  • 4 ovos inteiros
  • Raspas da casca de uma tangerina (bem fininha)
  • Calda:
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 2/3 de xícara (chá) de água

Método

  1. Depois de frio desenforme e sirva.
  2. Em uma panela coloque o açúcar para caramelar. Quando estiver dourado acrescente aos poucos a água. Assim que ficar cremoso desligue o fogo.
  3. Coloque o caramelo em fôrma para pudim (redonda e com um furo no centro). Outra forma de fazer o caramelo é colocar o açúcar e água e levar ao fogo até o ponto.
  4. No liquidificador bata os ovos até ficarem claros. Em seguida acrescente o leite condensado e o leite. Bata por mais ou menos 5 minutos.
  5. Na fôrma com o caramelo salpique as raspas da casca da tangerina. Em seguida coloque os ingredientes liquidificados. Asse ou cozinhe em banho maria. Eu prefiro assar.
  6. Depois de frio desenforme e sirva.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Pudim de leite condensado"

  • comment-avatar
    Anônimo 20/12/2011 (09:56)

    Humm…uma delícia!

  • comment-avatar
    Ariana 20/12/2011 (02:40)

    Ai esse pudim baby é muito fofooo!!!!

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.