Frango à la Kiev

Sábado desses estava chovendo e muito bom para dormir. Todos acordamos tarde. Tínhamos planejado sair de manhã para mostrar a cidade para o Ivan que estava nos visitando pela primeira vez. Quem disse que conseguimos. Numa leseira danada a manhã foi passando e decidimos almoçar em casa. Assim, fui ver o que podíamos fazer de gostoso para agradar a minha amiga Lourdes e o Ivan. Por sugestão da Ariana, que não come carne vermelha,  fizemos Frango à la Kiev acompanhado de salada e macarrão alho e óleo.

A origem do Frango à La Kiev é russa. É um empanado de peito de frango recheado de manteiga com ervas. Pode ser acompanhado de purê, risoto, batatas assadas, e outros.
Vamos à receita.

Frango à la Kiev

Porções: 04

Ingredientes

  • Frango à la Kiev:
  • 4 filés de frango (peitos desossados)
  • 1 receita do recheio à la Kiev*
  • 200g de farinha de trigo
  • 200g de farinha de rosca bem clara
  • 3 ovos
  • o quanto baste óleo para fritura o quanto baste
  • pimenta-do-reino
  • Recheio À la Kiev :
  • 200g de manteiga sem sal
  • 1 colher de sobremesa de salsinha ou sálvia ou alecrim ou um pouco de cada muito bem picada
  • sal e pimenta-do-reino branca o quanto bastem

Método

  1. Frango à la Kiev:
  2. Com uma faca estreita perfure o peito do frango fazendo uma abertura pequena que percorra o peito todo sem furar do outro lado. Tempere com sal e pimenta do reino e coloque no meio de cada uma quarta parte do recheio à la Kiev. Feche os filés e reserve.
  3. Para fechar utiliza palitos de dentes. Em vasilhas separadas (ou mesmo em pratos de sopa) coloque a farinha de trigo, os ovos batidos como para omelete com um pouco d’água (cerca de 1/4 de xícara) e a farinha de rosca.
  4. Empane os filés, passando primeiro na farinha de trigo (aperte com as mãos para aderir bem), depois no ovo, deixando que todo o filé fique bem coberto e finalmente na farinha de rosca, batendo depois um pouco para tirar o excesso.
  5. Numa frigideira, aqueça óleo suficiente para fritar os filés (não deixe o óleo muito quente porque eles poderão ficar escuros por fora e ainda crus por dentro. Frite os filés até dourá-los bem, coloque-os sobre papel absorvente e sirva em seguida.
  6. Recheio à la Kiev:
  7. Deixe a manteiga em temperatura ambiente. Amasse com garfo, junte a erva (salsinha ou sávia ou alecrim) e tempere com sal e pimenta-do-reino branca. Leve ao congelador para endurecer bem.
  8. Na hora de rechear o peito de frango, corte a manteiga em pedacinhos e recheio o peito colocando na abertura feita com a faca.. Feche bem e empane conforme as instruções da receita.

Dica

1)Pode fazer esse prato sem fritar os filés, poderá assá-los em forno quente, colocando-os numa assadeira e virando depois de 15 minutos. O tempo total deverá ser em torno de 30 minutos.
2)Cuidado na hora de espetar com o garfo ou a faca. A manteiga quente poderá espirrar. Convém esperar um minuto. Há quem goste de acrescentar um pouco de alho picado nesse recheio.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Frango à la Kiev"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.