Camarão na moranga

 
Este era o prato mais “difícil” que eu preparava quando começei a me arriscar na cozinha. Hoje, vejo que na época eu “acabava” com o camarão, refogava por horas (exagero) antes de colocar os outros ingredientes e o coitado ficava super rígido. Horrível. Depois de muitas tentativas descobri que o tempo de cozimento é o segredo  de ser ter o camarão na textura correta em qualquer receita. Cozinha muito rápido.  
 
Ótima opção para fazer no jantar de halloween. No meu trabalho, eventualmente, temos encontros temáticos em que só participam as luluzinhas, e num desses fiz  o camarão na morango (foto). Sucesso total.
 
É importante ter em mente que bons ingredientes fazem a diferença.

 

Camarão na moranga

Serve: 10 pessoas

Ingredientes

  • 2 unidade(s) grandes de abóbora moranga
  • 2 unidade(s) de cebola picada(s) finamente
  • 4 dente(s) de alho picado(s) finamente
  • 500 ml litro de molho de tomate
  • 2,5 kg de camarão cinza médio limpo(s)
  • 4 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xícara de (chá) de leite
  • 500 gr de requeijão (um quilo)
  • 200 gr de creme de leite sem soro
  • quanto baste de pimenta-do-reino branca
  • 1 colher (café) de noz moscada
  • cheiro-verde para polvilhar (folhas finas)
  • Azeite extravirgem

Método

  1. Corte uma tampa na superfície superior da moranga e reserve. Retire as sementes com o auxílio de uma colher. Cubra a moranga com papel-alumínio e coloque em uma assadeira com a cavidade voltada para baixo. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que a moranga esteja macia. Reserve.
  2. Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola picada e o alho picado.
  3. Acrescente o molho de tomate, os camarões (já temperados com sal e pimenta), a farinha de trigo dissolvida no leite, o sal e a pimenta.
  4. Tampe e deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo e misture o requeijão já misturado com o creme de leite sem soro.
  5. Faça a correção do sal e da pimenta, se necessário. Recheie a moranga com este creme e Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos.
  6. Polvilhe com o cheiro verde e decore a superfície com camarões grandes cozidos em água e sal

Informações adicionais

Dicas A cor do camarão varia conforme sua espécie. Os mais comuns são castanho-esverdeado, cinzento-azulado, rosa ou mesmo vermelho-pálido. Os camarões devem ter aspecto e cheiro fresco e suave, com cascas brilhantes. A textura do camarão fresco é firme, sendo que a casca deve estar presa ao corpo. Quando a casca começa a soltar do seu corpo é sinal que o camarão está deixando de ser fresco. Se você se preocupa com o sabor do camarão e vai comprar congelado, procure comprá-lo com casca, pois parte de seu sabor se perde quando é congelado sem casca. A casca contribui para conservar seu sabor. Além disso, na hora de comprar camarões congelados, apalpe a embalagem.

Quando o camarão é limpo, ele perde cerca de 50% de seu peso.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Camarão na moranga"

    Deixe seu comentário