Creta é a maior e a mais populosa ilha da Grécia, com população de aproximadamente 650 mil habitantes. A maior cidade da ilha é a capital, Heraklion. As altas cordilheiras e seus vales percorrem a ilha, proporcionando belas e exuberantes paisagens. É considerada um dos principais destinos turísticos da Grécia pela beleza, clima ameno, história, mitologia, natureza e lindas praias. Foi em Creta que, segundo a lenda, Zeus nasceu.
Também foi em Creta que, segundo a mitologia grega, Teseu foi mandado como sacrifício ao minotauro, que morava em um labirinto onde quem se aventurasse a entrar não conseguiria sair e seria devorado pelo mesmo. Teseu foi salvo por uma ideia dada pela princesa Ariadne. Assim nasceu a história de amor entre a princesa Ariadne e Teseu. Dessa mitologia nasceu o nome das nossas minhas filhas Ariana e Ariadne, que possuem o mesmo significado.
São muitas histórias e mitologias …
Chegamos em Creta vindo de Patmos. O percurso de Patmos para a ilha Kos (onde nasceu Hipócrates, o pai da medicina, em 460 AC) foi efetuado de ferry boat e de Kos para Creta voamos, com conexão em Atenas. Os transportes utilizados em terra entre porto/aeroporto e aeroporto/hotel foram contratados pelo Booking. Chegamos em Heraklion à noite e ficamos hospedados no Dom Boutique Hotel.
Para passear pela ilha alugamos um carro na Enterprise.
Logo pela manhã conhecemos as ruínas do Palácio de Knossos, cuja construção remonta à civilização minoica, em 1.700 AC. Em seguida fomos conhecer o Monastério Arkadi, em Rethymno, a cerca de 70 km da capital. Um mosteiro ortodoxo o construído no século XVI, situado em Retimno. O caminho até o mosteiro é lindíssimo.
Depois almoçamos na Taverna Alekos, com pratos deliciosos, fartos e a bom preço, Rethymno Municipality 741 00. Depois do almoço perdemos um tempo para trocar o carro que tinha apresentado problemas. Seguimos para Chania no meio da tarde e nos hospedamos no hotel Cretan Renaissance, localizado em frente ao Venetian Harbour, próximo ao mar, restaurantes e bares. Excelente localização. O único problema é que o carro não chega próximo ao hotel e tivemos que percorrer uma parte do caminho carregando a bagagem.
Nessa tarde passeamos pela orla marítima da cidade, que é linda e movimentada. Mais tarde jantamos em um dos melhores restaurantes da viagem, o Sereníssima. Escolhemos o menu “Mer”, de três pratos, e cada um deles nos surpreendeu positivamente.
No dia seguinte, fomos de Chania para a praia de Elefonisi. Essa praia e a Balos Beach, ambas em Kissamos, sempre estão entre as dez melhores praias do mundo. Achamos Elafonisi belíssima, mas a água poderia ser um pouco menos fria… Ficamos a manhã por lá. À tarde seguimos para Balos, praia de acesso não muito fácil. Além do trecho asfaltado há mais 8 km em uma estrada de chão com pedras irregulares, estreita e por vezes à beira de precipícios voltados para o mar de estonteante tom azul escuro. Chega-se em um estacionamento e segue-se a pé por uma trilha de mais ou menos dois quilômetros com final íngreme até chegar à praia. Nós pulamos essa última parte, porque tínhamos que voltar para Heraklion. Mas a vista da praia a partir do mirante aonde chegamos é lindíssima. Por ser uma área protegida, não tem estrutura turística. É possível também chegar de barco.
De volta à capital, hospedamo-nos novamente no Dom Boutique Hotel. Jantamos no Dish Bar, uma mistura de bar, restaurante e danceteria perto do hotel. Gostamos muito.
Era sábado à noite e nas praças da cidade havia shows musicais com estilos diferentes. Bem legal.
Saímos de Creta em direção a Santorini.
Nessa viagem visitamos seis ilhas gregas e Atenas. A seguir os links:
1 Resposta para "Creta, Grécia"
caroline witts 25/05/2020 (17:05)
um sonho!