Atenas é a capital da Grécia e tem aproximadamente 670 mil habitantes. Uma cidade cheia de história e ao mesmo tempo moderna. A parte da Grécia antiga está retratada na Acrópole, uma cidadela que fica no topo de uma montanha, onde estão os monumentos do século V a.C., ou nos arredores. Para conhecer MELHOR a história da Grécia foi importante visitar o Museu Arqueológico Nacional, que nos impressionou pela sua grandiosidade, organização e acervo.
Chegamos em Atenas vindo de Zakynthos, voando pela Sky Express, chegando próximo ao meio dia. Utilizamos o transfer reservado no Booking para hotel o The Artist Athens Hotel.
Saímos para almoçar e conhecer os arredores do hotel, que está bem localizado. Fica no coração do centro da cidade de Atenas, na área de Psyrri.
À noite fomos para o bairro Paleo Faliro assistir um culto da Congregação Cristã na Grécia. Na volta jantamos no restaurante do hotel, que tem bons pratos e uma vista linda da Acrópole.
Utilizamos o serviço de Uber para nos locomovermos pela cidade e funcionou muito bem.
No dia seguinte fomos visitar os lugares históricos de Atenas.
Começamos pela Acrópole, com a imponência do Partenon como destaque. Seguimos pelo Teatro de Dionísio, Museu da Acrópole, Ágora Romana e Ágora Antiga de Atenas – onde nasceu a democracia. Foi incrível ver os locais onde eles se reuniam, discursavam e defendiam suas ideias. Na volta passeamos pelo Bairro de Plaka. Todos os monumentos nos levam de volta ao passado quando estudávamos história. É gratificante visitar lugares que antes estavam somente na nossa memória imaginária.
Almoçamos no Ta Karamandlika Tou Fani. Escolhemos a salada grega da casa e Sudjuk, uma salsicha seca muito gostosa, típica dos países que fizeram parte do Império Otomano. Um restaurante rútico e muito aconchegante. Gostamos muito!
Andamos pela Rua Ermou até à Praça Sintagma, onde vimos a troca de guarda do Parlamento Grego. Que decepção: sem som, sem marcha, sem pompa nem circunstância. Sem nada!!! Dois soldadinhos descem de um jipe militar, vão andando até as duas cabines e trocam com os que estavam lá. Os que saem vão andando até o jipe!!! Muito simples. Não vale a pena perder tempo.
Jantamos no Thes Greek Creative Cuisine. Nossos pratos foram uma salada Cyclades e um prato típico chamado Giaoutlou, com bacalhau. Gostamos muito da apresentação e da qualidade da comida.
No outro dia, começamos pela visita ao Mercado de Pulgas de Monastiraki. Depois fomos à Biblioteca de Adriano, ao Arco de Adriano e finalmente ao Estádio Panatenaico, sede dos primeiros jogos olímpicos da era moderna, em 1896. É desse estádio que a tocha olímpica sai a cada quatro anos, e também foi o ponto de chegada da maratona em 1996.
Depois da parte cultural e esportiva fomos olhar as vitrines na Rua Voukourestiou e arredores.
Para o jantar retornamos ao Ta Karamandlika Tou Fani, dessa vez na Rua Ermou. Gostamos muito do Hungar Beyendi, ou simplesmente beğendi, um prato de cozinha otomana. É feito de berinjela defumada e temperada, que é grelhada, depois feita purê e mexida com leite, manteiga derretida e farinha torrada. Finalmente, a mistura é coberta com cubos de cordeiro refogado.
Retornamos ao Brasil depois de 35 dias maravilhosos vividos entre Grécia e Turquia com bastante intensidade e alegria.
Nessa viagem visitamos seis ilhas gregas e Atenas. A seguir os links:
2 Respostas para "Atenas - Grécia"
caroline witts 25/05/2020 (17:12)
Onde Platão nasceu! Adorei o post.
Ivone 26/05/2020 (14:38)
Obrigada! Beijos!