Chegando da Espanha, na primavera de 2014, iniciamos nosso passeio pela França por Biarritz, localizada no que eles chamam de “Costa Basca”. Famoso balneário francês, Biarritz (em basco: Miarritze) é uma comuna da região administrativa da Aquitânia, no Departamento dos Pirenéus Atlânticos. É uma das principais cidades do País Basco francês. Tomamos o café da manhã em uma simpática boulangerie, que fica no centro da cidade.
Depois de um passeio pela orla, continuamos nossa viagem rumo a Toulouse. Já nas proximidades de Toulouse seguimos diretamente para o restaurante En Pleine Nature, localizado em uma cidadezinha chamada Quint Fonsegrives. O Chef e seus ajudantes aprontam os pratos na cozinha aberta e com vista para o salão, o que torna o ambiente mais agradável. Trabalham com menu do dia, utilizando os melhores produtos da estação fornecidos por produtores que respeitam a natureza. Tem uma estrela no Guia Michelin. Havíamos feito reserva pelo serviço Visa Consergie, e deu tudo certo. O Chef Sylvain Joffre faz um bom trabalho, além de produzir bons pães na boulangerie anexa ao restaurante. Detalhe, o idioma falado é só o francês. A mímica teve que funcionar para sabermos os ingredientes dos pratos que estávamos consumindo. Foram super atenciosos.
Toulouse é uma bela e grande cidade. Conhecemos o centro da cidade e os arredores da Basilique Saint-Sernin. O belo “Canal du Midi”, que faz a ligação entre o Atlântico e o Mediterrâneo, é uma das atrações da cidade. Ele esteve sempre presente na estrada para Carcassone.
Em Carcassone ficamos hospedados no Hôtel La Bastide Saint Martin, que possui uma boa relação custo x benefício. Classificado como hotel de charme. No final da tarde passeamos pelo centro da cidade. Num patamar acima da cidade fica a Cidadela.
Ficamos encantados com a belíssima Cidadela de Carcassone. Construída aproximadamente de 890 a 910, localiza-se no município de Carcassone, no departamento de Aude, região de Languedoque-Rossilhão, na França. Em posição dominante na margem direita do rio Aude, a Sudeste da moderna cidade, constitui-se em um conjunto arquitetônico medieval, inscrito na lista do patrimônio mundial da Unesco desde 1997. Os prédios são da época medieval, com ruas estreitas e charmosas. Dentro da cidadela é uma festa só. Turistas, lojas, cafés, restaurantes, grupos teatrais que representam lutas medievais etc. O cair noite com as luzes das ruas em tons amarelados, com o cheiro do preparo das refeições e o aconchego dos agradáveis restaurantes, imprime um ar romântico à Cidadela. Amamos.
Neste dia, o jantar foi uma grata surpresa. Mais um reserva que havíamos feito antecipadamente. Fomos ao Restaurante La Bergerie de Aragon, pequeníssima cidade a cerca de 20 km de Carcassone. Viajamos por estradas estreitas e sinuosas, com características rurais, ou seja, roça. No caminho pensamos: será que pode haver um bom restaurante em um local tão remoto, com uma estrada dessas? A resposta foi extremamente positiva. Surpreendemo-nos ao avistar, de longe, a bela cidadezinha, e mais ainda pela qualidade da cozinha. O vinho, então… Ambiente super agradável e com uma vista linda da “roça” que parece desenho. Os Chefs Priscilla e Fabien Galibert estão de parabéns. Percebemos que éramos os únicos “gringos”.
No dia seguinte seguimos em direção à Riviera Francesa.
Links e endereços:
Restaurant En Pleine Nature
6, pl. de la Mairie Quint-Fonsegrives. França
http://www.en-pleine-nature.com/
Canal du Midi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_do_Midi
Hôtel La Bastide Saint Martin
Hameau de Montredon, Avenue de Saint-Martin, Carcassonne
+33 4 68 47 44 41
http://www.hotelbastidesaintmartin.com/
Cidadela de Carcassone
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadela_de_Carcassonne
Restaurante La Bergerie de Aragon
Chemin de Pech Mary, Aragon +33 4 68 26 10 65
Sem Respostas para "Biarritz, Toulouse, Aragon e Carcassone - França"