Havia tido a oportunidade de experimentar o pato no tucupi somente uma vez, e foi em grande estilo. Degustamos num almoço no Restaurante D.O.M. em São Paulo, do Chef Alex Atala, e gostei muito. Depois desse dia fiquei na expectativa de outra oportunidade, o que não aconteceu. No mês passado minha filha Ariana foi para Macapá e, ao retornar, teve a sábia ideia de comprar dois litros de tucupi – a medida certa para fazer um pato. Pensem na minha alegria. Havia chegado a hora de me aventurar a fazer uma receita de pato no tucupi.
Tínhamos o ingrediente principal e, a partir daí, reservei uma manhã de sábado para vagar pelas feiras de Brasília com o objetivo de encontrar o jambu e a chicória do norte. Encontrei na feira do Guará. O pato é mais fácil de comprar. Pode ser encontrado em supermercados e em lojas gourmet. Compramos no Pão de Açúcar.
Depois de ler várias receitas, assistir alguns vídeos e partindo da técnica básica, que consiste em primeiro assar o pato, criei a minha receita.
Gostei muito do resultado – e todos aqui de casa também. O pato ficou macio e bem temperado. O molho de tucupi ficou delicioso.
Sem Respostas para "Pato no Tucupi"