SALADE GRECGUE AU CONCOMBRE ET TOMATE (Salada Grega)
Simplesmente deliciosa esta salada. Os sabores da mistura dos ingredientes são refrescantes, cocrantes e marcantes. O queijo feta cai perfeitamente nessa mistura. Fizemos na confraria do Braz e fez muito sucesso entre os confrades e confreiras.
SALADE GRECGUE AU CONCOMBRE ET TOMATE (Salada Grega)
Ingredientes
500 g de tomates cerejas
1 pepino
1 pimentão amarelo
1 cebola roxa
200 g de queijo feta
4 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de vinagre xeres
Azeitonas pretas sem caroço
Ervas de provence
Folhas de menta fresca (hortelã)
sal
Métodos
Corte o pepino em tiras com um descascador de vegetais e descarte as sementes.
Cortar em fatias pimentão e descarte as sementes.
Fatiar a cebola roxa.
Corte o queijo feta em cubos.
Misture todos os ingredientes, polvilhe com azeite e vinagre. Sal e pimenta.
Adicione as azeitonas e ervas aromáticas.
Montagem
Servir com auxilio de ramequins ou montar sobre o anel no centro do prato e regar azeite extravirgem batido com ervas frescas no liquidificador ou maceradas, formando um circulo sobre a salada.
Informações adicionais
Feta é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. A composição é pelo menos 70% de leite de ovelha, com o restante de cabra. Fora da UE, queijos vendidos comumente como 'feta' podem incluir até mesmo leite de vaca, ou mesmo ser inteiramente feito dele.
O feta é um queijo envelhecido, comumente produzido em blocos, com uma textura levemente granulada. É servido como queijo de mesa, assim como em saladas, empadas, tortas e outros alimentos assados, em especial aqueles com massas folhadas. O feta é salgado e salmourado em água e soro de leite por diversos meses. Tem coloração branca e normalmente agrupado em quadrados, seca rapidamente se retirado do soro. Sua consistência pode variar de bem mole a semi-duro, com um sabor pungente e salgado que pode ir do suave ao acentuado.
Se vocês acharem um pouco salgado, antes de usá-lo coloque por 15 minutos em água ou leite frio. Ele ficará mais suave.
AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE.
Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas.
Sejam bem vindos,
Ivone Santiago.
Sem Respostas para "SALADE GRECGUE AU CONCOMBRE ET TOMATE (Salada Grega)"