Depois de um tempo ausente, cá estou novamente registrando momentos especiais.
Essa é uma receita de arroz indiano um pouco diferente das que encontramos por aí. Não é servida como um prato pronto. Cada convidado monta o seu prato acrescentando os ingredientes preparados antecipadamente. Isso faz com que as pessoas interajam e fiquem curiosas em saber como será o resultado – que garanto ser delicioso.
Já fiz essa receita algumas vezes e sempre foi sucesso. Para ficar com um clima mais divertido coloco música indiana e, às vezes, dependendo a intimidade, peço que os convidados venham com trajes típicos da Índia. Diversão garantida.
A origem da receita não sei ao certo, é secreta. Uma amiga minha um dia me contou que sua amiga (ou amiga da amiga da amiga) fazia esse arroz, e que sempre era sucesso. O detalhe é que essa amiga não passava a receita. Um dia, secretamente, ela chegou às minhas mãos, e hoje a disponibilizo aqui.
A receita deve ser feita em três passos. Primeiro fazer a carne, depois preparar os acompanhamentos e, por fim, fazer o arroz.
Ingredientes para 12 pessoas
Carne
- 2 kg de carne moída (uso sempre patinho passada duas vezes no moedor)
- 2 dentes de alho
- 2 cebolas picadas em cubos pequenos
- 4 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 5 cravos da índia
- 2 paus de canela em rama
- 1 colher (café) de erva doce
- 1 colher (chá) de noz moscada moída
- 1 colher (chá) de baunilha líquida
- 2 anises estrelados
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de cominho moído
- 1 colher (chá) coentro em pó
- 3 colheres (sopa) de catchup
- 1 colher (chá) orégano
- sal a gosto
- 1 xícara de óleo
- água quente
Modo de Fazer
Tempere a carne com alho e sal. Refogue mexendo sem parar, até que fique bem sequinha e solta. Coloque quatro colheres de extrato de tomate e acrescente a cebola picada. Em seguida coloque água quente até que cubra e fique três centímetros acima do nível da carne. Acrescente o cravo, a canela, a erva doce, a noz moscada, a baunilha, o anis, a canela, o louro, o cominho e o coentro. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por duas horas. Se secar, pode acrescentar mais água quente. Na hora de servir, acrescente o catchup e o orégano. Ao ferver, desligue o fogo.
Acompanhamentos
- queijo prato ralado grosso – 500g (rale quase na hora de servir)
- molho vinagrete: 03 tomates sem pele e sem sementes, 01 cebola pequena, cheiro verde a gosto, 3 colheres (sopa) de vinagre, 4 colheres (sopa) de água, 3 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta e azeite a gosto. Tudo picado em cubos bem pequenos. Quanto mais pequenos forem os cubos, mais bonito fica a vinagrete.
- azeitonas verdes, picadas em cubos pequenos – 250g
- ovos cozidos e picados – 6 ovos
- coco fresco e ralado – 100g
- pêssegos em calda picados – 1 lata
- pepino em conserva picado – 250g
- abacaxi em fruta picado
- batatinha palha – 200 gramas
- bacon picadinho e frito – 400 gramas
- castanha de caju – 300g
Arroz
- 5 xícaras de arroz Basmati (arroz indiano – encontrado em supermercados)
- 2 colheres (sopa) de curry indiano (uma mistura de especiarias também facilmente encontrada em supermercados)
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola grande cortadas em cubos bem pequenos
- 10 xícaras de água quente
Modo de preparo
Refogue a cebola no azeite. Acrescente 02 colheres de curry e mexa bem. Coloque o arroz e refogue. Adicione a água e deixe secar.
Modo de servir:
Sirva cada alimento em uma tigela, de preferência colorida, para combinar com a Índia. Arrume a mesa colocando o arroz, a carne e os acompanhamentos na sequência em que está relacionada acima, ou seja, começando pelo arroz e terminando com a castanha de caju.
Como montar o prato (use um prato fundo): espalhe o arroz no fundo do prato, depois coloque a carne e, sobre ela, faça camadas finas de todos os demais ingredientes.
Dica: fazer uma lista com a sequência em que o arroz, a carne e os acompanhamentos serão servidos, e deixar à vista para as pessoas se orientarem.
As fotos foram tiradas no jantar de meu aniversário com amigas mais que especiais, em 22.02.2018.
Sem Respostas para "Arroz Indiano Secreto"