No Peru, provei em vários restaurantes um prato chamado “causa”. É servido como entrada. Mas pode ser servido também como lanche. A base é composta por batata amarela, típica do Peru. O recheio pode ser de frango, abacate, frutos do mar, peixe, ou seja, a gosto. A melhor causa que comi foi em Cusco, no restaurante Limo. Ela tinha uma crosta crocante e o recheio era de caranguejo, truta defumada, abacate com mel e pimenta, servida acompanhada de salada de mini rúcula. Simplesmente maravilhosa, está gravada na memória e um dia vou tentar fazê-la.
A receita que posto aqui fiz de entrada num almoço de família servido para comemorar o aniversário das minhas filhas. Falei desse almoço quando postei a receita peruana de arroz de pato.
Como não encontrei a famosa batata amarela do Peru, adaptei a receita usando a nossa batata baroa ou mandioquinha salsa, como alguns chamam. Para o recheio usei o frango. Ficou muito boa. Acabou rapidinho.
Tomei por base uma receita do livro Cocina Peruana – Nuestro Sabor Para El Mundo, comprado na viagem.
Segundo o autor da receita, o restaurante Segundo Muelle, a história desse prato nasceu para apoiar a “causa” nacionalista ante a invasão chilena. Hoje, é uma homenagem à batata amarela e desculpa perfeita para começar um almoço de verão como se deve.
Ai vai a minha receita…
2 Respostas para "Causa - Prato Peruano - (Batata baroa e frango)"
Ivone Santiago 21/11/2013 (00:53)
Obrigada pela dica. Dá próxima vez vou segui-la.
Hati 19/11/2013 (01:14)
Olá, conheci uns peruanos e eles preparam esse prato para mim, pedi para aprender e fizeram questão de que as batatas deveriam estar bem quentes na hora de misturar o limão