Cataplana é uma panela típica do Algarve, província tradicional de Portugal, que tem duas partes côncavas, semelhantes à panela wok. Essas partes se encaixam com o auxílio das dobradiças que ficam nas laterais (*). Os alimentos são cozidos em fogo brando.
Em razão do formato e da forma de fechamento, os aromas gastronômicos ficam vaporizados no interior da panela – o que dá mais sabor ao prato. Toda receita cozida nessa panela é chamada de cataplana.
Fiquei sabendo da existência da Cataplana pelo Julian, meu filho do coração que mora na Alemanha. Ele aprendeu a fazer o prato nas férias de julho/2011 no Restaurante Moiras Encantadas, de seu amigo Rogério Cabrita, em Paderne, Algarve, Portugal.
Num jantar no restaurante Antiquarius Grill (fechou), aqui em Brasília, vi que no cardápio tinha cataplana de frutos do mar, não hesitei e pedi. Veio servida numa cataplana individual que achei um charme. Estava deliciosa. Pronto: aumentou a vontade de saber como fazer a receita. Pedi informações sobre a panela ao Maitre e tive uma aula sobre sua origem e uso.
Em nossa viagem a Portugal agendei uma aula de cataplana com o Rogélio, Chef do restaurante Moiras Encantadas. Contei essa experiência no post que fiz sobre Algarve – Portugal.
Indo de Albufeira para Sevilha, ao passar pela cidade de Olhão compramos duas panelas cataplanas de tamanhos diferentes. Chegando aqui fiz a receita aprendida com o Rogélio, que ficou ótima.
Domingo desses, a partir do aprendizado que tive em Portugal, resolvi criar a minha receita, que hoje compartilho com vocês.
Ah! A cataplana de peixe lembra a nossa moqueca. Pode ser que a moqueca tem a cataplana entre suas origens.
2 Respostas para "Cataplana de peixe, camarão e mexilhão."
Ivone Santiago 18/04/2014 (12:35)
Quando você vier aqui farei para você. Beijos.
Má Oliveira 16/04/2014 (22:00)
Tiaaa, que deliciaaa, fiquei com água na boca!!! *–*